13 mar 2012

O que é ter um irmão ou irmã?


O que é ter um irmão ou irmã?

Oi Pessoal,

O texto de hoje é dedicado aos irmãos…aqueles, que amamos e odiamos, ao longo da vida.

Existe um som, que com certeza você já escutou, se chama Filtro Solar, onde o Pedro Bial faz a narrativa da letra. Lembrou né?

Pra quem nunca ouviu, vale a pena ver este vídeo e refletir com a narração:

Nessa parte, o texto diz:

“Dedique-se a conhecer os seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez. Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.”

Enfim, hoje vou contar um pouco da minha história com minhas 4 irmãs e espero que ela ajude você a repensar na sua relação com os seus irmãos.

A minha irmã velha é surda e muda, e até uns 15 anos eu tinha uma mega proteção com ela…comprava várias brigas e nós até éramos próximas, mas a adolescência nos afastou. Ela ficou com os amigos surdos e eu saia com os meus. Com as brigas de casa, a distância foi ainda pior. Ela me dedurava, a gente se estapiava…era uma loucura. Hoje é tudo muito social, ela é muito “cabeça dura” e qualquer conselho vira um caos em casa. Então prefiro ficar na minha…Ela não foi no meu chá de cozinha, muito menos no casamento, teve que trabalhar. Confesso que isso me chateou um pouco e me faz ajudá-la menos do que eu gostaria, ainda mais agora, que ela está na vida de esposa e casada com um mané…Queria que ela fosse diferente, queria que ela entendesse mais as coisas, que não fosse tão desconfiada, que não fosse tão indivualista. Talvez as coisas pudessem ser direfentes entre nós…talvez pudessemos ser mais próximas, ainda mais agora com a minha sobrinha em casa. Finalmente ela está aprendendo…a vida ensina muitas coisas, às vezes de uma forma mais dura, mas no fundo isso é até bom, pois de qualquer forma, ela ensina!

P.S: Eu tenho uma teoria, que vira realidade na prática…acho que todo mundo tem um irmão, com quem não se “bique” muito. Você tem?

A minha irmã mais nova, hoje com 21, tem se tornando uma amigona. A gente nunca se deu…ela era a caçula e eu sempre tinha que levá-la aonde quer que eu fosse. Sem ela, eu não poderia ir…então, tinha uma raivinha! kkk. Hoje estou casada, tenho outra cabeça e ela também está amadurecendo, conversamos sobre coisas que NUNCA nem comentávamos…tenho certeza que vou sentir falta dos abraços dela (coisa que eu nunca tive vocação em fazer – demontrar amor à família), do grude, dos choramingos, até dos dramas, que ela tanto sabe fazer. Ela é do tipo que te faz um carinho e acaba te enrolando, e nessa, é você quem lava a louça ;-)

A minha outra irmã mais nova, hoje com 12, é também minha filha postiça. Sei que sou um exemplo pra ela, e ela cresceu me tendo como uma babá…Eu pego no pé e tento ser uma “mãe” mais firme, já que minha mãe também mudou com a tecnologia, hehe. No meu tempo, as coisas eram diferentes…A minha ida para a Austrália me preocupa, pois sei que ela sentirá muito a minha falta…quando o Alex foi, ela chorou e chorou. Aquilo me cortou o coração…ela queria ficar com o boné dele, para ter algo dele perto dela. Vocês acreditam? É muito complicado essas cenas…muito!

Enfim, este e-mail é apenas para dizer que eu as amo…cada uma com seu jeito, com seus defeitos e qualidades, mas eu daria minha vida por cada uma delas. Assim como eu também morreria por meus pais.

Como disse, eu nunca fui do tipo que demonstrasse o meu amor…que diz um “eu te amo” pros meus pais, ou pra irmãs. A única com este dom é a Natália de 21, ela beija, ela abraça, ela é um grude, rs…MAS eu queria conseguir fazer o mesmo, e acho que meus pais também…mas não conseguimos, não rola.

Eu quero ser uma mãe, como minha mãe é…eu quero que meus filhos tenham uma infância cercada de irmãos, como eu tive (entendeu agora amor?)…eu quis um bom pai para meus filhos, assim como meu pai é…e graças a Deus eu tive a sorte de encontrar o Alex. Que na minha opinião, mesmo com o jeitão ogro dele, é um pai e tanto…

Essa viagem está me fazendo re-pensar em várias coisas…a dar valor à minha família, aos meus amigos mais próximos, pois nunca sabemos quando eles poderão ter ido embora. Sei que fiz uma escolha, em passar um tempo do outro lado do mundo, mas também sei que é este amor que sinto por eles…que me fazem ter forças pra lutar pelos meus sonhos.

Bom, dê valor a sua família. Seja ela, como for.

Beijão Van

Acompanhe o Blog através das Redes Sociais:

4 Comentários to “O que é ter um irmão ou irmã?”

  1. Lília disse:

    Gracinhaaa…ameii esse post…tbm tenho muitos irmãos,nos damos mto bem,só na infância que eles eram muito mal e fazim brincadeiras de mal gosto comigo que sou a caçula…são trÊs irmãos,daquele protetores que me vigiavam,rsr…por um tempo me fizeram ter medo da raça masculina kkkkkk…tenho 4 irmãs,cada uma com a personalidade diferente,as amo muito e qnd nos reunimos é hilário rimos de tudooo…hj tenho só minha mãe que é a mulher mais especial q conheço,amigona a gnt brinca mto…como na sua família a gnt naum é de troca de bjos e abçs mas nos amamos muito e qnd rola um beijinho apergunta é…o que vc quer???ow o que vc fez??kkk bom demais…família é tudo de mais perfeito que Deus criou!!!

  2. Adriana disse:

    Que lindo Van ;)
    Me emocionei. Eu e meu irmão, as vezes, conversamos bastante, as vezes ficamos meio afastados. Mas eu amo tanto ele.
    Em casa somos assim também, não conseguimos demonstrar.

    Beijocas!

  3. É complicado essas coisas né? Antes a gente era assim também, era de lua…agora a gente até conversa mais, amo todas elas, mas é algo que não sei dizer, rs.

    Enfim, vamos levando…no fundo elas e eles (os irmãos) sabem.

    Bjão

  4. Oi Lilia

    Deixa eu ver se entendi, vc tem 3 irmãos e mais 4 irmãs?? Menina, isso é que é família grande…rsrs..quando todos se juntam, deve ser aquela bagunça mesmo.

    Eu adoro casa cheia, aqui sempre teve mta gente, quando ficamos sozinhos é tão estranho né?

    Concordo com vc….família é uma das melhores coisas que Deus criou.

    Vamos nos falando, volte mais.

    Bjoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>